Quatro características do Tabapuã que mostram que vale muito a pena investir na raça
O zebu genuinamente brasileiro tem excelentes atributos que todo pecuarista bem-informado precisa conhecer
Quatro características do Tabapuã que mostram que vale muito a pena investir na raça

Fertilidade e habilidade materna

As vacas Tabapuã possuem uma excelente habilidade materna, além de alta fertilidade. Além disso, as matrizes apresentam alta produção leiteira. Esses atributos contribuem para o nascimento de bezerros mais pesados e que possuem um ganho de peso mais rápido, superior a maioria das outras raças zebuínas. Bezerros tabapuã chegam a 118 Kg em média, aos 120 dias e na desmama já estão com 200 Kg.

Docilidade e facilidade no manejo

Os rebanhos tabapuãs geralmente são facilmente manejados, a docilidade dos animais ajuda muito na lida diária, sem perder a resistência e rusticidade da raça. São animais que aceitam a alimentação no cocho sem apresentar muita resistência, facilitando o confinamento, além de ficarem menos estressados nos momentos de vacinação, transporte e pesagem, por exemplo. A ausência de chifre é outra característica que ajuda bastante no manejo dos animais.

Precocidade

O zebu brasileiro é considero a raça mais precoce entre as zebuínas, são abatidos em menor tempo que o nelore, por exemplo. Os animais são campeões de peso já aos 205 dias e mantêm essa vantagem ao longo do seu desenvolvimento. Em média, os bois chegam à fase de abate aos 30 meses. Tanto a pasto quanto em confinamento, os animais apresentam excelente ganho de peso e acabamento de carcaça.

Uso em cruzamentos

O tabapuã é comumente utilizado em cruzamentos industriais, de modo que os bezerros meio sangue tabapuã tem mostrado bons índices produtivos, podendo ser utilizado em cruzamentos seja com raças taurinas, como a Hereford ou raças zebuínas, como o gado nelore. Para os cruzamentos voltados para corte, temos o Tabanel (Tabapuã x Nelore), enquanto, para produção leiteira destaca-se o Tabolando (Holandês x Tabapuã).


Depois de conhecer todos esses atributos da raça, fica claro que vale muito a pena investir no gado Tabapuã, aquela que é o primeiro neozebuíno brasileiro e o terceiro do mundo. A erural está sempre oferecendo as melhores genéticas para você produtor, e o Tabapuã é Brasil, já está entre os melhores gados do mundo, e claro está aqui na erural também.

 

Fonte: ABCT – AssociaçãoBrasileira dos Criadores de Tabapuã


Leia mais:

PECUARISTA: O TEMPO ESTÁ CONTRA VOCÊ

5 coisas que todo pecuaristas deveria saber sobre o gado senepol

Tabapuã, o primeiro gado genuinamente brasileiro




C21020