Comissão aprova proposta que amplia as receitas da Embrapa
Embrapa poderá receber os recursos oriundos da transferência de tecnologias e do licenciamento de produtos e serviços que tenha criado
Comissão aprova proposta que amplia as receitas da Embrapa

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5999/19, do Senado, pelo qual a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) poderá receber os recursos oriundos da transferência de tecnologias e do licenciamento de produtos e serviços que tenha criado.

Foi aprovado o parecer do relator, deputado Sidney Leite (PSD-AM). “A proposta contribuirá para que a Embrapa continue desenvolvendo e transferindo tecnologias para os setores agropecuário e florestal, promovendo o desenvolvimento econômico e gerando divisas para o País”, disse o relator.

“O fato de o Brasil ser considerado referência em ciência e tecnologia para a agricultura tropical, bem como um dos principais produtores de alimentos do mundo, se deve, em grande medida, às pesquisas da Embrapa”, comentou.

Projeto

O texto altera a Lei 5.851/72, que criou a Embrapa, e determina também que o dinheiro obtido seja aplicado exclusivamente em pesquisas. Atualmente, não existem mecanismos jurídicos que permitam a essa estatal ficar com as receitas oriundas da transferência de tecnologias e dos licenciamentos comerciais.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Já foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.


Fonte: Canal Rural


Leia mais:

4 dicas para não sair no prejuízo na hora de comprar seu gado

5 coisas que todo pecuaristas deveria saber sobre o gado senepol
Quatro características do Tabapuã que mostram que vale muito a pena investir na raça



C21031