É possível e benéfico desafiar novilhas com menos de 18 meses?
Uma novilha comum pode levar em média 24 meses para iniciar seu período reprodutivo, antecipar esse período é realmente uma boa alternativa?
É possível e benéfico desafiar novilhas com menos de 18 meses?

É possível desafiar novilhas com menos de 18 meses?

Para responder essa pergunta podemos olhar para o passado, a algumas décadas atrás uma novilha chegava a demorar até 48 meses para entrar em período fértil, hoje a média para novilhas nelore varia de 18 a 24 meses. E como essa evolução foi possível? A resposta é simples, melhoramento genético. Através da seleção de animais mais precoces foi possível reduzir esse índice ao patamar que é hoje, e com isso garantir novilhas que apresentam altos índices reprodutivos mesmo em idades inferiores. Ou seja, o melhoramento genético permite sim obter animais mais precoces e que atinjam a maturidade sexual bem mais novos, com fazendas que já desafiam suas novilhas com 14 meses.

Então basta só investir no melhoramento genético do meu rebanho?

Investir em animais de melhor genética é fundamental para obter animais mais precoces, assim como realizar a seleção dos melhores animais dentro do seu plantel, essas ações sem duvida alguma vão permitir que você obtenha novilhas precoces capazes de serem desafiadas bem mais cedo. Porém, de nada adianta “comprar genética” se você não der condições do animal expressar essa genética, ou seja, é preciso que seja fornecido um aporte nutricional adequado que permitirá a essas novilhas performarem melhor na estação de monta, uma vez que a maturidade sexual está atrelada ao peso do animal e a suas condições nutricionais. Hoje esperasse que a novilha tenha em média 12@ para ter condições de fertilidade no momento da monta e para alcançar esse patamar é necessário investir em suplementação.



E se algumas das minhas novilhas não emprenharem?

Ao final do período da estação de monta, é possível que parte das suas novilhas não tenham conseguido emprenhar. Isso não significa que todo o processo foi em vão, muito pelo contrário, como dito, o melhoramento genético é fundamental para um rebanho mais produtivo, e parte do processo de melhoramento é justamente descartar os animais que não se encaixem no padrão estipulado. Logo, aquelas novilhas não foram precoces o suficiente para continuar no seu plantel, e devem ser descartadas para abate.

Todo investimento que fiz na suplementação foi em vão?

No momento de encaminhar aquelas novilhas vazias para o abate pode haver a sensação de que o dinheiro investido na suplementação foi desperdiçado. Mas trata-se de uma falsa perda, pois todo investimento aplicado na alimentação desses animais será revertido em aumento do ganho de peso diário, garantindo um maior peso na hora do abate, portanto uma maior remuneração que irá compensar os gastos com a suplementação. Sendo assim, o processo de melhoramento do seu rebanho não irá gerar prejuízos a curto prazo e melhorando o rebanho você irá aumentar seus ganhos no futuro.

Procurando ofertas de Gado de Corte? Clique aqui e confira os melhores animais de reposição para o seu rebanho!

Leia mais:

4 dicas para não sair no prejuízo na hora de comprar seu gado

3 passos para garantir bezerros mais pesados ao desmame
Quatro características do Tabapuã que mostram que vale muito a pena investir na raça



C21039