Os 3 pilares do gado de corte
Conheça mais sobre os pilares que sustentam a bovinocultura de corte e invista neles para aumentar seus ganhos
Os 3 pilares do gado de corte

Nutrição

O primeiro e talvez mais importante pilar da criação de gado, seja para corte ou leite, é a nutrição. Sem uma nutrição adequada o animal não consegue alavancar seus ganhos diários e assim atingir maior produtividade, ou seja, animais que comem melhor possuem maior peso ao abate. Para atingir a demanda energética que possibilite o gado expressar todo seu potencial produtivo é necessário a oferta de alimentação adequada e muitas vezes a suplementação é fundamental para alavancar os ganhos diários de peso. Como diz o ditado, somos o que comemos e com os bovinos não é diferente, boi bom é boi que come bem.

 

Sanidade

Ter um rebanho saudável é fundamental para garantir altos níveis produtivos. Animais doentes  não conseguem atingir altos índices produtivos, uma vez que boa parte da energia que ele consome é desviada para manutenção da vida, ou seja, ao invés do animal destinar tudo que consome para ganho de peso, ele destina a maior parte dessa energia para o combate da enfermidade que está enfrentando. Por isso deve-se sempre manter um protocolo sanitário eficiente, a fim de evitar a entrada de agentes infecciosos no rebanho e combater de maneira eficiente aquela que porventura já estejam lá.

 


Genética

A genética de um animal é o maior gargalo produtivo dele, um animal melhor geneticamente é capaz de produzir mais e as vezes até com uma menor demanda nutricional. Além disso, animais de genética superior podem ser mais resistentes a patógenos e por isso ficam doentes com menor frequência, aumentando também sua capacidade produtividade, a essa característica damos o nome de rusticidade. Portanto, mesmo garantindo uma nutrição excelente para um animal saudável, ele não irá produzir mais do que sua capacidade genética permitir. Logo, a genética é um fator indispensável na hora de se pensar em adquirir os animais, bovinos melhores geneticamente são bovinos que produzem mais e melhor.

Um produtor que conhece os pilares da criação de bovinos de corte sabe ao certo onde investir e o que precisa melhorar na sua criação. A erural possui os animais de melhor genética do mercado para seu plantel, acesse nosso site e confira!


Leia mais:

Produtor, você conhece as fases de criação da bovinocultura de corte?

3 passos para garantir bezerros mais pesados ao desmame
É possível e benéfico desafiar novilhas com menos de 18 meses?



C21050