Você conhece os 4 pilares da sanidade da bovinocultura?
Manter os 4 pilares da sanidade em dias é fundamental para ter um rebanho saudável e bons índices de produtividade.
Você conhece os 4 pilares da sanidade da bovinocultura?

Vacinação

A vacinação é o principal método de prevenção contra diversas doenças como febre aftosa, brucelose, raiva e botulismo. Manter seu rebanho com a vacinação em dias é fundamental para evitar perdas no rebanho para doenças completamente evitáveis, por isso não deixe de atualizar a vacinação do seu plantel.

Uma dica para facilitar a sua organização é confeccionar, junto com o médico veterinário da sua propriedade, um calendário sanitário afim de facilitar o controle da vacinação dos seus animais.

 

Vermifugação

Os parasitos são um grande problema na pecuária, além de afetar a saúde dos animais eles afetam também a capacidade produtiva do plantel. Deste modo, deve-se sempre realizar a vermifugação periódica do seu rebanho, afim de evitar possíveis infestações por parte de ectoparasitos, como carrapatos e moscas, além também de realizar o controle de endoparasitas. Outra ação importante é realizar o rodizio de fármacos, para assim, garantir maior eficácia da vermifugação, além de diminuir os índices de resistência dos parasitos.

 

Nutrição

Uma nutrição adequada é fundamental para garantir que seu rebanho não apresente problemas metabólicos e carenciais, já que uma dieta desbalanceada pode levar a problemas de saúde, sem contar é claro, com a perda de produtividade gerada pela má nutrição dos animais.

Aproveitar insumos da sua própria fazenda ou resíduos de industrias próximas a sua propriedade pode diminuir os custos com a nutrição do seu plantel. Mas lembre-se sempre de consultar um médico veterinário ou zootecnista para manter a dieta balanceada.

 

Bem-estar

Realizar boas práticas de bem-estar animal tem impacto direto na sanidade do plantel, já que o estresse é um dos fatores responsável por desencadear diversas doença. Além disso, ações de bem-estar animal também ajudam a melhorar a produtividade dos animais. Plante arvores em locais estratégicos do seu piquete para que haja sombra para os animais. Isso irá reduzir o estresse térmico, o que auxilia na manutenção da sanidade e dos índices produtivos do rebanho. Lembre-se também de lavar os cochos de água e comida regularmente, além de sempre manter a água fresca e limpa, isso ajuda na prevenção de doenças e também auxilia no desempenho produtivo dos animais.


E ai produtor? Você anda dormindo no ponto ou mantém os pilares da sanidade do seu rebanho sempre em dias? Um rebanho saudável é um rebanho mais produtivo, afinal, a energia gasta para enfrentar doenças, leva à diminuição da produtividade no animal. Ações de prevenção e controle de enfermidades são fundamentais para maximizar seus lucros, uma vez que animais saudáveis destinam toda a energia consumida ao aumento dos seus índices produtivos.

 Quer receber mais dicas de como aumentar a produtividade do seu rebanho? Então siga nossas redes sociais e acompanhe nosso blog, aqui temos novidades toda semana. Além disso, você fica por dentro de tudo que rola na pecuária brasileira, e ainda tem acesso as melhores ofertas para animais de reposição e animais de genética (registrados).