3 características morfológicas para observar na hora de comprar suas matrizes
No momento de adquirir vacas para seu rebanho é fundamental observar alguns aspectos do animal para evitar problemas futuros, saiba quais são eles.
3 características morfológicas para observar na hora de comprar suas matrizes

Condições corporais

É fundamental avaliar se as características corporais estão aptas para a produção e reprodução, a fim de adquirir animais que não apresentam distorcias nos partos ou problemas produtivos. Por exemplo, vacas que possuem garupa reta ou muito inclinada poderão apresentar problemas de parto. É desejável que a garupa tenha bom nivelamento, seja larga, comprida e combinada com um forte lombo.


Leia também: 3 características que toda boa matriz deve possuir

 

Aprumos

Essa característica não se limita apenas as matrizes. Ao adquirir qualquer categoria animal é necessário verificar as condições de aprumo do lote, já que problemas de locomoção costumam gerar muita dor de cabeça ao produtor. Matrizes com aprumos ruins apresentam dificuldade de locomoção, o que dificulta a monta natural e a sua movimentação pelo pasto, podendo gerar diminuição da ingestão de alimento, desencadeando uma série de problemas nutricionais e reprodutivos, além disso, em alguns casos, esses problemas de aprumo podem ser transmitidos para seus descendentes.


Escore corporal

Uma característica indispensável de se avaliar na hora da aquisição de vacas é o escore corporal. A matriz deve possuir escore corporal próximo de 3 (na escala de 1 a 5), já que fêmeas com escore muito alto podem apresentar distúrbios metabólicos no período gestacional e o contrário também é ruim, já que matrizes com escore corporal muito baixo apresentam problemas reprodutivos como ausência de cio ou não manutenção da prenhes.

 

Mais uma vez a erural traz dicas para que você garanta sempre a aquisição de animais de qualidade. Ao comprar suas matrizes lembre-se sempre de observar essas características. Tem interesse de adquirir matrizes de qualidade, com excelente genética e alta capacidade produtiva? Então clique aqui e confira as ofertas que temos para você! Não perca essa oportunidade!



Leia mais:

China dá mais um passo para liberação da importação de carne brasileira, esse é o momento de comprar seus animais

A importância da genética nos rebanhos de corte
3 curiosidades sobre o nelore pintado que você não sabia



C21131

Estamos ao vivo agora com o
1º LEILÃO QUALIDADE POR NATUREZA NELORE CAMBIRA

Assistir Leilão ×