3 características que toda boa matriz deve possuir
Saiba 3 atributos essenciais que uma matriz de qualidade precisa ter para garantir maior lucratividade ao plantel.
3 características que toda boa matriz deve possuir

Precocidade

Uma boa matriz deve ter a capacidade de entrar no período de maturidade sexual o mais breve possível, de modo que, as matrizes possuem como função principal no rebanho a geração de bezerros e bezerras. Logo, quanto mais precoces são as suas matrizes, mais cedo elas entram em período produtivo, passando menos tempo apenas consumindo pastagem sem entregar um retorno ao produtor. Para isso deve-se buscar animais com genética de qualidade para essa característica e oferecer uma nutrição adequada permitindo o animal expressar a sua genética.

Fertilidade

De nada adianta uma novilha entrar em fase de maturidade sexual cedo se a sua taxa de concepção é baixa. Ou seja, ter uma matriz que precisará de diversas coberturas ou vários procedimentos de inseminação para conseguir emprenhar, demandará um maior gasto para poder gerar resultados. Ao escolher a aquisição ou seleção de animais mais férteis, o produtor poupará tempo e dinheiro, já que a esta fêmea apresentará uma alta taxa de concepção, gerando resultados mais rápidos com um menor custo. Além disso, animais mais férteis muitas vezes são também matrizes com possibilidade de gestação gemelar, o que aumenta ainda mais o seu valor dentro do rebanho.



Habilidade materna

Fechando a tríade da boa matriz, uma habilidade que não pode deixar de estar presente é a capacidade de tomar conta da sua cria de forma eficiente. Uma matriz que cuida melhor do seu bezerro, garante maior chance de sobrevivência da cria, protegendo-o contra predadores e fornecendo alimentação e cuidado necessário para melhor desenvolvimento da progênie. Aliado a isso, a habilidade materna esta diretamente ligada ao peso do bezerro ao desmame, sendo assim, matrizes com maior habilidade materna garantem bezerros mais pesados ao final da fase de amamentação.

 

Essas três habilidades precisam estar presentes nas matrizes do seu rebanho, produtor. Para garantir maior lucratividade do seu plantel invista na compra de matrizes selecionadas para essas características, matrizes de alta capacidade produtiva, com genética superior que lhe garantirá bezerros mais pesados. Pensando nisso, a erural traz para você as melhores ofertas de animais PO. Clique aqui e veja os lotes disponíveis.


Leia mais:

China dá mais um passo para liberação da importação de carne brasileira, esse é o momento de comprar seus animais

A importância da genética nos rebanhos de corte
Descubra os motivos que levam a raça nelore a ser a mais utilizada na pecuária brasileira



C21110