ÚLTIMA OFERTA TERRA BRAVA 2021 - Clique aqui
China vai importar carne do Brasil certificada antes do embargo
O Brasil é atualmente principal fornecedor de carne bovina da China, com 40% das importações; o embargo permanece há mais de 70 dias.
China vai importar carne do Brasil certificada antes do embargo

A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) autorizou a importação de carne bovina brasileira certificada antes do dia 4 de setembro. A decisão foi publicada nesta terça-feira (22).

O embargo, no entanto, continua.

Com a decisão, cerca de 100 mil toneladas de carne bovina brasileira poderão desembarcar em portos chineses, segundo estimativas da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).

Em cumprimento ao protocolo sanitário assinado com o país asiático em 2015, como exportação para a China foram suspensas pelo Brasil no dia 4 de setembro, após a identificação de dois casos atípicos de EBB, (Encefalopatia Espongiforme Bovina, nome técnico do mal da vaca louca), um Minas Gerais e outro em Mato Grosso.

Desde então, o governo brasileiro vem mantendo intensas consultas técnicas com autoridades chinesas para fornecer as informações necessárias à reabertura do mercado.

No fim de setembro, o Ministério da Agricultura informou que a pasta que acompanha de perto a situação dos frigoríficos, mas que não tem como definir uma data para o retorno das exportações, uma vez que aguarda a decisão dos chineses. “O Brasil foi totalmente transparente com as autoridades sanitárias chinesas, informando da possibilidade de EEB antes mesmo da confirmação oficial pelo laboratório canadense. Desde então, temos atendido pronta e tempestivamente todos os pedidos de informação que nos são dirigidos”, afirmou na ocasião o ministério.

O Brasil é atualmente principal fornecedor de carne bovina da China, fornecendo cerca de 40% de suas importações, e os compradores esperavam, inicialmente, que o comércio fosse retomado em algumas semanas.

Fonte: Canal Rural


Leia mais:

Conheça a Fazenda API, excelência em melhoramento da raça Nelore na Bahia

5 oportunidades para garantir o melhor da genética nelore ainda esse mês
Veja 5 touros destaques que serão leiloados pela Fazenda API no próximo dia 20



C21100