Faixa leste da região Sul e Brasil central registram chuva nos próximos dias
Veja qual é a expectativa de precipitação nos próximos períodos em todo o país.
Faixa leste da região Sul e Brasil central registram chuva nos próximos dias

Uma circulação de ventos úmidos mantém as nuvens mais carregadas na faixa leste da região Sul, provocando chuva. Esse cenário também levou à ocorrência de granizo, risco que está mantido ao longo dos próximos dias, de acordo com a meteorologia.

A chance de granizo também é alta em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul ainda há possibilidade de ocorrência do fenômeno neste fim de semana.

A quantidade de chuva que ocorre no Sul fica concentrada na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, por causa dessa circulação de ventos mais úmidos. Grande parte da região Sul segue com tempo mais seco, podendo haver até redução da água no solo, que já está baixa na região.

Em Entre-Ijuís (RS), por exemplo, a Emater registra redução de 40% de redução da produtividade do milho, e não há perspectiva de chuva no município até pelo menos o fim do mês. A chuva só ganha intensidade nessa região lá para o mês de janeiro, perdendo intensidade em fevereiro.

Chuva nos próximos períodos

Até 8 de dezembro, há condições para chuva desde o norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná. A circulação de ventos mantém condições para volumes de até 30 mm em cinco dias. Mas todo o interior da região Sul segue com tempo seco, apenas com alguma variação de nebulosidade. Se houver pancadas nessa área, será algo pontual, de no máximo 5 mm acumulados.

Neste sábado (4), o corredor de umidade segue na região central do Brasil, registrando muita nebulosidade e chuva bastante volumosa. O Sul permanece seco, mas chove em áreas do Nordeste e do Centro-Oeste, com pancadas mais isoladas, mas frequentes.

Entre 4 a 8 de dezembro, nas outras áreas do Brasil, há chuva bastante volumosa, com destaque para Mato Grosso, com mais de 100 mm em cinco dias. Entre 9 e 13 de dezembro, a chuva continua na região central do país, especialmente entre Minas Gerais e Mato Grosso, com acumulados de 60 a 80 mm de chuva. O volume de chuva no Matopiba diminui nesse período, mas ainda há pancadas de até 60 mm acumulados na região.


Fonte: Canal Rural


Leia mais:

China dá mais um passo para liberação da importação de carne brasileira, esse é o momento de comprar seus animais

A importância da genética nos rebanhos de corte
3 características que toda boa matriz deve possuir



C21123